Região do Jaíba

Durante a 36ª Expô Janaúba produtores e parceiros se reúnem em evento de confraternização

No dia 06 de junho a Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas - ABANORTE reuniu em seu stand, durante a 36ª Expô Janaúba, produtores de toda a região para uma confraternização. O evento, que contou com a presença de autoridades, representantes de entidades, imprensa e sociedade civil, teve em sua programação a entrega de certificados Global Gap, lançamento do Programa Certifica Minas, lançamento da TV Abanorte e a Posse dos Diretores, do Conselho Fiscal da entidade e dos Coordenadores para a Câmara da Banana e da Manga. Na ocasião, o público presente pode acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pela associação que há 24 anos representa a fruticultura Norte mineira.

A Abanorte como entidade de governança da fruticultura do Norte de Minas, com o propósito de cumprir o seu papel, atua com diversos parceiros estratégicos promovendo a competitividade do agronegócio regional.  Desde 2008 juntamente com o Sebrae Minas a Abanorte e a Aslim (Associação dos Produtores de Limão e outras Frutas do Jaíba) têm fomentado importantes ações, dentre elas a certificação dos produtores de frutas, especialmente da banana prata, banana nanica, limão Tahiti, mamão Formosa, manga Palmer e uvas. A certificação Global Gap tem se tornado um instrumento de acesso a mercados especializados e atualmente é um dos pré-requisitos para adesão à marca coletiva Região do Jaíba. E para reconhecer o esforço dos produtores que participaram desta ação, foi realizada a entrega oficial dos certificados pelo Gestor Microrregional do Sebrae Minas, Jadilson Borges. Após a entrega dos certificados o consultor Márcio Mitidieri ressaltou os inúmeros benefícios da certificação para as fazendas da região. 

Em seguida, o Sub Secretário de Desenvolvimento Rural Sustentável da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, o Sr. Viriato Mascarenhas Gonzaga e o Superintendente de Abastecimento e Economia Agrícola, Sr. João Ricardo Albanez fizeram o lançamento do Programa Certifica Minas, idealizado pelo Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAPA e suas vinculadas, Ima, Emater e Epamig, cujo objetivo é promover a modernização da fruticultura como um dos segmentos estratégicos e indispensáveis do agronegócio mineiro no mercado interno e externo, promovendo a adoção recorrente de boas práticas sustentáveis, o que resultará em uma parcela significativa de produtores certificados na região e no Estado. 

Houve também o lançamento da TV Abanorte, apresentado pelo publicitário Ricardo Alkimim, que ressaltou a importância desse projeto, cujo propósito é ser um canal direto com os associados e produtores na sua área de atuação. “A TV Abanorte possui uma programação própria com temáticas direcionadas às atividades do agronegócio, sendo uma grande vitrine publicitária para as empresas de insumos agrícolas para divulgarem seus produtos e serviços a esse público seleto e de grande potencial”, ressaltou Ricardo.

Durante o evento aconteceu também a posse dos novos membros da Diretora Executiva, do Conselho Fiscal e Coordenadores das Câmara da Banana e da Manga, cuja gestão iniciou no mês de março de 2017 e segue até março de 2019. Unir esforços para que a entidade continue trabalhando pela competitividade e sustentabilidade da cadeia produtiva da fruticultura Norte Mineira, fortalecendo a representatividade e aumentando a capacidade de influência da entidade, esse é o objetivo da atual gestão, composta pelo presidente Saulo Bresinski Lage, Vicente de Paula e Adilson Pessoa Lopes, respectivamente nos cargos de Diretor Tesoureiro e Secretário. O Conselho Fiscal, composto por Paulo Caldas, Gustavo Lage e Dailton Ferreira, e como suplentes: os produtores Oscar Magário Neto, Leandro Gaviolli dos Santos e Edson Pereira Junior, cabem a tarefa de promover a melhor gestão dos recursos da entidade. A coordenação das Câmaras Setoriais das Frutas é composta por Moacir Brito Oliveira, Coordenador da Câmara da Manga, Paulo Afonso Guimarães, Subcoordenador e Darcy Glória nomeado como Secretário. A Câmara da Banana é composta pelo coordenador Rodolpho Rebello, Subcoordenador João Damásio de Paula e João Marcelo Caires como Secretário.

 

*Confira as fotos do coquetel na nossa fanpage: facebook/regiaodojaiba