Região do Jaíba

A Abanorte participou de três grandes eventos no Rio de Janeiro com oportunidades de divulgação da fruticultura da região

A entidade participou como patrocinadora/expositora dos eventos Convenção Abras, do Balanço Rama e o Expofood Super Rio, realizados de 19 a 22 de março, no Riocentro, Rio de Janeiro

A entidade agradece a Codevasf pelo patrocínio na participação destes eventos de grande relevância para a visibilidade da fruticultura regional e de prospecção de mercado. 

 

Convenção Abras 50 anos - O maior encontro de líderes do setor supermercadista brasileiro

A Convenção ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) é o maior encontro de líderes do setor supermercadista brasileiro. O evento contou com palestrantes especialistas brasileiros e estrangeiros que dominam os temas de interesse do setor supermercadista, como tecnologias, tendências de mercado, com novas ideias que podem ser convertidas em ações estratégicas da fruticultura. 


Neste evento, a Abanorte teve a oportunidade de divulgar o seu catálogo institucional das frutas da região nas pastas dos 1.000 participantes, entre eles os 300  maiores supermercadistas do Brasil.

Durante o evento, em todos os coffes breaks foram servidos frutas para degustação com tag da marca região do Jaíba. Após o evento, a entidade recebeu um mailing list com o contato de todos os participantes que será usado para divulgar as frutas da região e eventos, como o Fruit Connections – 2ª edição. Dentro da proposta, também estão os dias de campo que serão realizados em parceria com a ABRAS, a fim de que os supermercadistas conheçam a região e as potencialidades da fruticultura.

 

Balanço RAMA - Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos

O RAMA - Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos, idealizado pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e suas Associações Estaduais tem como objetivo garantir a ampla produtividade e qualidade de FLV(frutas, legumes e verduras), e, ao mesmo tempo, o bem-estar dos consumidores.


O balanço anual do RAMA foi realizado no dia 19 de março, com palestrantes  brasileiros e estrangeiros que falaram sobre a importância da saudabilidade, tendências de mercado  e o relacionamento com o novo consumidor. Na oportunidade, foram homenageados alguns supermercados e produtores que foram bem avaliados no índice geral de conformidade do Rama, em auditorias realizadas em todo país. 


Durante o encontro do Balanço Rama, a ABRAS convidou a Abanorte como setor produtivo, a fazer parte de um conselho, criado para auxiliar o programa RAMA, tendo também representantes de vários outros setores da cadeia de FLV.


“A Abanorte está no caminho certo!  A entidade está atualizada às tendências de mercado, pensando em cada vez mais em oferecer rastreabilidade e segurança alimentar para o consumidor final. Com o QR code das frutas da região do Jaíba, o consumidor consegue saber a procedência da fruta” afirma o presidente da entidade Saulo Lage.


Neste evento, a Abanorte teve a oportunidade de divulgar as frutas na mesa do café da manhã com tag da marca região do Jaíba para aproximadamente 200 participantes, entre eles, empresários, supermercadistas e  imprensa de vários lugares do Brasil. A Abanorte também contou com um espaço de destaque para divulgação do Fruit Connections-2ª edição, que será realizado dias 13 e 14 de setembro. O evento foi divulgado pelo mestre de cerimônia e por meio de um banner exposto no local.

 

Abrastech - Área de estandes da Convenção Abras 

Os patrocinadores da Convenção expuseram  seus produtos em uma feira para os supermercadistas participantes do evento. 


Dentro da proposta de parceria com a ABRAS, também serão realizados outras três ações no decorrer do ano. São elas: Dias de campo com a finalidade de que os supermercadistas conheçam a região e as potencialidades da fruticultura; um treinamento EAD para banana, limão e manga em parceria com a Escola de Supermercados; e um workshop sobre desperdícios na gôndola.

 

A Super Rio Expofood 

A Abanorte participou com um estande na Super Rio Expofood, considerada a segunda maior feira de negócios do setor alimentício da América Latina, realizada há 30 anos. 


A  Expofood foi realizada no Riocentro, em uma área de 24 mil m² de área de exposição. Este ano a feira contou com mais 40 mil visitantes. Entre eles uma junção de Supermercadistas, Atacadistas, Panificadoras, Hotelaria, Franchising, Conveniência e Restaurantes, que resulta em um evento grandioso com o propósito de multiplicar conhecimento, compartilhar ideias e conquistar novos resultados e parcerias.